Premiada em Madri na Espanha, com o XXI
Troféu Internacional
de Turismo

Shopping Rio Mar, loja 3 - Passarela do Alcool, Porto Seguro - BA
tel.: 73 3288 1256
Cel.: 73 9979 5597
E-mail: pataxoturismo@uol.com.br
msn: luisapataxo@hotmail.com


Feeds RSS
Rota das Aldeias Pataxó Rota das Aldeias Pataxó Rota das Aldeias Pataxó

Vivência nas aldeias onde o Brasil nasceu para conhecer de perto os índios Pataxó, o povo que resistiu e que fazem parte da nossa herança cultural mais profunda e ainda mantêm algumas das suas tradições milenares, expressadas na cultura de valores humanos e no modo natural de viver.

Num panorama, dádiva da natureza, levaremos você para ser recebido pelos índios Pataxó, que sob a luz do sol e da lua mostrarão a sua cultura através das tradições milenares ainda mantidas e expressadas pela força mística da intimidade com a natureza, os sons da floresta, os cantos sagrados, as danças e rituais (AWÊ), as orações e simbolismos, o idioma (PATHXÔHÃ), as artes e as formas de expressão.
                              
A Rota das Aldeias Pataxó é realizada na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, um dos lugares do mundo para ser visitado pelo menos uma vez na vida, principalmente por pessoas que gostam da natureza e de lugares emblemáticos que deram início a uma civilização.                                 

A expedição parte de Porto Seguro e durante 05 dias e 04 noites visitaremos 05 aldeias, em um percurso de aproximadamente 100 km, às vezes próximo do mar, outros na mata e ainda outros a meio caminho, percorreremos um mosaico de belezas naturais, formado por Mata Atlântica, recifes, manguezais, falésias coloridas e praias semi-desertas que nos surpreendem a cada momento.  Participaremos de rituais, oficina de artesanato, arremesso de arco e flecha,  energéticos banhos de rio, dormiremos na rede em um quijeme (oca), comeremos a comida à base da culinária tradicional dos primeiros habitantes, ouviremos as lendas e histórias contadas de geração em geração na beira da fogueira entre outras atividades.

 Através dessa vivência e intercâmbio cultural você irá “reaprender e revisitar antigos conhecimentos, que nos timbraram e pintaram morena e definitivamente - como brasileiros – o corpo, a alma e o espírito”.

Responsabilidade Sócio Ambiental
A Rota das Aldeias Pataxó foi criada e é realizada pela Pataxó Turismo com exclusividade e, em parceria com os caciques, lideranças, associações indígenas e membros da comunidades aldeias visitadas com base nas atividades culturais e tradicionais e a preocupação constante de causar o menor impacto ambiental.
Tem como objetivo o fortalecimento étnico-cultural do povo Pataxó, a preservação ambiental e o aumento da geração de renda das comunidades envolvidas, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 250 índios, beneficiar 06 Associações Comunitárias e 01 Escola Indígena.
Como os demais roteiros customizados da Pataxó Turismo, parte da comercialização dos pacotes é repassada, em dinheiro, para as aldeias que integram a Rota. Os valores são definidos por cada comunidade de acordo com as atividades desenvolvidas.

Nasci aqui, meu nome é Brasil!

CONDIÇÕES GERAIS

* As aldeias do roteiro são demarcadas e homologadas como terra indígena, portanto são protegidas por Lei Federal.
* Lembramos que por serem áreas de mata e ambiente silvestre, é necessário atenção e cuidado por parte dos visitantes, para que os momentos vividos sejam de satisfação, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.
* Ouvir e ficar atento às recomendações dos monitores Pataxó, pois estes conhecem bem o local e são capacitados para a sua função.
* Jogar o lixo apenas nas lixeiras;
* Manter-se nas trilhas pré-determinadas, evitando assim possíveis acidentes, encontros indesejados e estragos na natureza;
* Fazer silêncio durante a caminhada na trilha proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
* Caso encontre algum animal silvestre, manter a calma e o silêncio, pois terá oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violento para os dois;
* Respeitar o horário de descanso da comunidade visitada;
* Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.

Roteiro

1º Dia – Recepção e traslado até a Reserva da Jaqueira
Após recepção no aeroporto ou, outro local combinado previamente, seguiremos em van sprinter até a Reserva da Jaqueira. Após acomodação e interação com a comunidade iniciaremos o passeio para conhecimento e familiarização do lugar e demais atividades conforme o horário. No final da tarde, banho de rio, jantar tradicional e escuta das histórias e lendas na beira da fogueira.
Pernoite no quijeme (oca) dormindo na rede.

2º Dia – Reserva da Jaqueira X Aldeia Coroa Vermelha
Após café da manhã, palestra interativa, caminhada contemplativa e interpretativa na Mata Atlântica, observação das técnicas de caçada, demonstração de armadilhas, arremesso de arco e flecha, pintura corporal (opcional) e Awê, ritual de confraternização, acompanhado de muita música, dança e a participação dos visitantes, manguti (almoço) e descanso.
À tarde, visitaremos a Coroa Vermelha, maior aldeia Pataxó do sul da Bahia e local da 1ª Missa do Brasil e seremos recebidos na Escola Indígena com educação diferenciada e bilíngüe.  
Retorno para a Reserva da Jaqueira para jantar e pernoite.

3º Dia – Reserva da Aldeia Velha X Aldeia Imbiriba X Caraíva
Após o café da manhã, seguiremos em van sprinter para a travessia do Rio Buranhém, 6 minutos em balsa, e seguiremos via terrestre passando pela Aldeia Velha, vale dos búfalos e Aldeia Imbira onde visitaremos a casa de farinha, a área de agricultura com diversas plantações e participaremos de oficinas de artesanato, Awê e manguti (almoço).
No final da tarde seguiremos até a margem do Rio Caraíva, onde o carro ficará estacionado e atravessaremos de canoa para a antiga vila indígena de Cramamoã, atual Caraíva, pequena e charmosa aldeia de pescadores com ruas de areia e sem veículos motorizados.
Jantar opcional e pernoite em pousada previamente selecionada.

4º Dia – Caraíva X Aldeia Barra Velha – Aldeia Mãe

Após o café da manhã a nossa expedição seguirá de buggy até a Aldeia Barra Velha, através de uma paisagem remota com a visão do Monte Pascoal ao fundo e praias paradisíacas, num visual de tirar o fôlego para vivenciarmso momentos inesquecíveis de escuta junto aos mais velhos da aldeia, encontro com o Pajé, participação em algumas atividades da aldeia, visita ao local do “fogo de 51”, Awê e manguti (almoço).
Jantar opcional e pernoite em Caraíva.

5º Dia – Porto Seguro
Após o café da manhã retornaremos para Porto Seguro. (Duração 03:30h aproximadamente).

Detalhe do Roteiro
Região TurísticaCosta do Descobrimento
Municípios e Distritos que integram o roteiro:Porto Seguro: Arraial d´Ajuda, Trancoso, Itaporanga e Caraíva.
Santa Cruz Cabrália: Coroa Vermelha
Saída: 14:00h ou horário previamente combinadoDuração: 05 dias e 04 noites
Traslado: Van Sprinter, buggy, balsa e canoaValor por pessoa: R$899,00
Quantidade de pessoas:Mínimo 04 e máximo de 12 pessoas por grupo.
Individual sob consulta.
O que inclui:Hospedagem compartilhada: 05 dias e 04 noites com café da manhã, sendo: 02 pernoites num quijeme (oca) na Reserva da Jaqueira dormindo em rede e 02 pernoites em Caraíva, em pousada previamente selecionada.
Refeições nas aldeias: 02 ou 03 almoços e 02 jantares.
Receptivo: In/Out
Traslados: Conforme atividades descritas na programação;
Taxas de travessias;
Kit: copo e colher;
Guia da equipe Pataxó Turismo e monitores indígenas. Idioma português. Outro idioma, valor sob consulta.
O que não inclui:Passagem aérea ou rodoviária
Seguro viagem
Bebidas, refeições, despesas e taxas extras de caráter pessoal e/ou qualquer outro item não mencionado na programação.
Forma de Pagamento: Depósito de 50% do valor do pacote para confirmar a reserva.
Restante parcelado à combinar, em depósito bancário até 05 dias úteis antes da chegada ou na chegada em dinheiro ou cartão sistema débito.
Quando acontece: Preferencialmente nas semanas de lua cheia e lua nova.

Importante saber:

  • A Rota das Aldeias é realizada em ambiente natural e silvestre e a Pataxó Turismo informa que durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos, riscos de quedas e que a distância e dificuldade de acesso poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim a Pataxó Turismo e a comunidade da aldeia visitada de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário.
  • A reserva para esse roteiro é feita com antecedência mínima de 30 dias.
  • O valor é válido para mínimo de 4 e máximo de 12 pessoas.
  • O traslado de saída e retorno será de qualquer local que compreenda o perímetro urbano da balsa de Porto Seguro até 12 km ao norte. Para outros locais, consulte-nos.
  • A distância terrestre e fluvial percorrida será de aproximadamente 100 km.
  • Tarifa sujeita a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

Recomendamos por motivos de segurança:
- Durante as caminhadas nas trilhas todos os viajantes deverão estar trajados de calça comprida, camisa e usando tênis ou sapatos fechados;
- Pessoas abaixo de 18 anos deverão estar acompanhadas pelo responsável;
- Todos os visitantes transitarão apenas nas áreas definidas como transitáveis e indicadas pelo monitor indígen local , sempre  acompanhado pelo mesmo, não podendo passar na sua frente, sair das trilhas ou pegar em folhas ou galhos;
- Os visitantes deverão respeitar os hábitos das comunidades visitadas.
- Os visitantes deverão respeitar os horários de chegada, permanência e saída, podendo a Pataxó Turismo alterá-los em razão de caso fortuito e/ou força maior alheios à sua vontade.     

Sugestão de datas para agendamento em 2014
Julho09 e 23
Agosto06
Setembro24
Outubro07 e 21
Novembro05 e 19
Dezembro02
Sugestão de datas para agendamento em 2014
Janeiro20
Fevereiro03 e 17
Março ---------
Abril15 e 29
Maio13 e 27
Junho 16
Julho 15
Agosto12 e 26
Setembro23
Outubro 07
Novembro 24
Dezembro 08

O que levar:
Roupa de cama e banho;
Roupas e agasalho leve, camisetas, bermudas, maiô, calça comprida etc;
Sapatos confortáveis para caminhadas;
Travesseiro opcional
Lanterna e pilhas sobressalentes
Objetos de uso pessoal
Produtos de higiene - Dê preferência para produtos biodegradáveis: Shampoo, escova/creme e fio dental, desodorante, sabonete, papel higiênico, agulha, tesourinha, linha de costura, faixas tipo gaze, esparadrapo, batom ou manteiga de cacau, Bad-aid, relaxante muscular, creme hidratante para pele, pomada contra assaduras, e remédios de uso costumeiro.

Não esquecer:
Boné;
Protetor solar;
Repelente de insetos/ remédio para alergia ou picada de insetos;
Máquina fotográfica;

Não é permitido:
*Menores desacompanhados;
*Entrar na trilha sem a presença do monitor indígena;
*Bebidas alcoólicas ou quaisquer outras drogas ilícitas;
*Porte de arma branca ou outras de qualquer natureza;
*Tirar fotos para fins comerciais sem autorização prévia da liderança da Reserva da Jaqueira. Consulte-nos.

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa para mínimo de 02 pessoas. Abaixo dessa quantidade o valor é sob consulta.
* Para Grupos Rodoviários, Melhor Idade e Escolas, valor especial. Consulte-nos.
* O traslado será realizado a partir de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa até 14 km no litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para o embarque conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a liderança da Reserva da Jaqueira e a Pataxó Turismo julgarem que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios às suas vontades, possam prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA O PAGAMENTO E RESERVA DO PASSEIO 

1 - Enviar e-mail com a solicitação e informando o período que estará em Porto Seguro, os dias e os passeios que quer fazer a reserva, a quantidade de pessoas, o nome do hotel e a solicitação do traslado quando o mesmo for opcional.
2 - Aguardar a confirmação  emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo.
3 – Efetuar o depósito de 50% do valor do passeio ou pacote e enviar o comprovante para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 - O pagamento restante será efetuado em espécie ou cartão sistema débito, em nosso escritório, até 24h antes da saída do passeio, na retida do voucher

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

* Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo, o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:
1 - O cliente devolverá o voucher do passeio se já tiver sido emitido;
2 - De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado;

* Espécie - Devolução integral do valor pago.
* Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto    da Nota Fiscal que foi gerada.
* Depósito Bancário - Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Quando o cancelamento for por parte do passageiro, o mesmo deverá formalizar a desistência por escrito e enviar para a Pataxó Turismo em até 10 dias úteis antes da sua chegada. O reembolso será de 50% do valor pago descontadas as taxas bancárias, se houver.
* No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
* O não comparecimento ou atraso do passageiro sem prévio aviso na data e horário especificados para a saída implicará na retenção integral do valor pago.

 
Copyright © 2017. Pataxó Turismo :: Porto Seguro - Bahia :: Desenvolvido por: Publikmais