O Parque Nacional e Histórico Monte Pascoal é uma das unidades de conservação integral mais importantes do sul da Bahia. Está situado no centro do Parque, a 35km do mar e a 156km ao sul de Porto Seguro e oferece um visual único do alto dos seus 536m.

Nos livros de história é definido pelos não índios, como o primeiro ponto de terra avistada pelos portugueses em 1500, mas, para o povo Pataxó, representa o local de inúmeras lutas marcadas pelo sangue derramado dos seus antepassados que ali morreram na esperança da vitória e da reconquista do seu território e ali estão enterrados.

O Parque criado sobre Terra Indígena, em novembro de 1961, com amplo questionamento sobre a sua constitucionalidade, provocou a dispersão dos índios e sua cultura por longas décadas, durante as quais os responsáveis pela gestão do Parque passaram a hostilizar os Pataxó contando com a omissão da Funai.

“Vamos celebrar os 500 anos em nossa terra, receberemos os parentes de todo o Brasil aqui, no Monte Pascoal.” Aviso feito às autoridades, pelo Conselho de Caciques Pataxó, inconformados com as limitações do seu território tradicional e na madrugada de 19 de Agosto de 1999, a sede do Parque foi cercada por mais de 300 Pataxó, entre guerreiros, mulheres, velhos e crianças, expulsando assim os gestores do Parque.

O Parque Nacional do Monte Pascoal possui uma área de 22.500ha, onde podem ser encontrados mais de 10 mil espécies de plantas, centenas de espécies de animais e ricos ecossistemas: floresta ombrófila densa, campos, restingas, várzeas e manguezais e além da subida até o cume é possível fazer as trilhas da Jendiba e da Arruda.

Vamos subir o Monte!"
  • Monte Pascoal 1
  • Monte Pascoal 2
  • Monte Pascoal 3

Roteiro

Sairemos de Porto Seguro em confortável van, em direção a pequena aldeia Pé do Monte, ao lado da entrada principal do Parque, num trajeto de 180 km e duração aproximada de 03:00h. Inicialmente faremos uma caminhada interpretativa de 01km até o Centro de Visitante, na Praça do Céu Azul, onde o nosso monitor contará a história de luta e sobrevivência do povo Pataxó na região, desde 1.500 até os dias atuais, conheceremos o Monumento de Resistência e sua simbologia, que foi construído pelos próprios índios, logo após a retomada do Parque Nacional, em 1999. Tem o formato do mapa do Brasil e em cada região, tem o nome das diversas etnias indígenas ali existentes. Em seguida iniciaremos a subida com duração prevista de 02:00h até o seu cume. Faremos a pausa para o lanche e descanso e após um brinde à mãe natureza iniciaremos a descida. Chegada prevista em Porto Seguro às 17:00h.

Saída: Entre 07:15h e 07:30h
Duração: 9 horas

Valores
Adulto e criança a partir de 10 anos: R$ 240,00
Criança de 06 a 09 anos: R$ 150,00
Criança de 0 a 05 anos: Grátis
Grupos rodoviários*: Consulte-nos
O valor inclui:
  • Traslados de ida e volta saindo do hotel em confortáveis vans equipadas com ar condicionado e som ambiente. Em alguns casos, conforme a quantidade de pessoas, o veículo usado poderá ser micro ônibus ou ônibus;
  • 01 lanche de trilha: Sanduíche, biscoitos salgado, doce, frutas, suco e água mineral;
  • Assistência do guia da equipe Pataxó Turismo + Monitor Indígena Pataxó.
O valor NÃO inclui: Almoço, despesas pessoais e itens não mencionados em “O valor inclui”.
O que trazer
  • Tênis ou bota confortável para caminhada;
  • Calça comprida;
  • Camiseta com ou sem manga;
  • Capa de Chuva;
  • Moletom leve, às vezes a temperatura cai um pouco;
  • Uma boa dose de bom humor e energia positiva.
Não esquecer
  • Boné;
  • Repelente de insetos;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia a picada de inseto;
  • Máquina fotográfica;
  • Biscoitos, barrinhas de cereal etc…

Não é permitido: Menores desacompanhados e bebidas alcoólicas ou outras drogas ilícitas.

Dê preferência para produtos biodegradáveis.

  • O valor em referência é válido por pessoa para adesão compartilhada com mínimo de 10 pessoas por van;
  • A saída também pode ser realizada com um número menor de pessoas, quando o passeio é contratado em caráter Privativo para grupo de amigos e/ou família, mediante reajuste do valor;
  • O valor está sujeito à reajuste sem prévio aviso;
  • O valor do passeio com traslado é válido para os estabelecimentos de hospedagem localizados no centro de Porto Seguro, na orla norte até Taperapuan e na travessia da balsa do Arraial d'Ajuda (margem de Porto Seguro). Para outras localidades, consulte a nossa equipe, pois, conforme a localização/distância o valor poderá sofrer alteração;
  • A Trilha é realizada em ambiente natural e silvestre, portanto, durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos, riscos de quedas de pequenas, médias ou grandes proporções e que a distância e a dificuldade de acesso poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim a Pataxó Turismo de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário;
  • O roteiro e a duração das atividades podem ser alteradas, abreviadas ou canceladas, sem prévio aviso, quando a Pataxó Turismo ou o prestador do serviço terceirizado, julgar que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, obstrução de acesso, perturbação da ordem pública, acidente, greve, ou outros fatores, alheios a sua vontade, possa prejudicar a segurança e o bem estar dos Clientes ou o bom andamento das atividades;
  • Quando a adesão não é atingida o passeio pode ser cancelado ou transferido para outro dia e o cliente avisado com antecedência mínima de 12:00h;
  • Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque dos passeio serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.

Após a Pataxó Turismo confirmar, por escrito, a disponibilidade do passeio, vivência ou serviço turístico solicitado na sua Ficha de Reserva, siga o procedimento abaixo para a confirmação da sua reserva:

  • Depositar na data informada, 30% ou 50% do valor do pacote conforme a opção escolhida em “Formas de Pagamento” como sinal de reserva. O pagamento do saldo restante será em data à combinar até 24h antes da saída do passeio, vivência ou outro serviço turístico solicitado.
  • Enviar o comprovante da reserva para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 9 9985-4430+55 (73) 9 9985-4430 (WhatsApp). O comprovante deve ser identificado com o nome do cliente conforme a Ficha de Reserva e também o nome do depositante se o depósito for efetuado por outra pessoa.
  • O envio dos comprovantes dos depósitos é imprescindível e de responsabilidade do Cliente.
Por iniciativa da Pataxó Turismo

A devolução ocorrerá exclusivamente quando o cancelamento ocorrer antes da saída do passeio. Nesse caso, de acordo com as determinações legais e as disposições da Deliberação Normativa Nº 161/85 da Embratur, a empresa colocará à escolha do Cliente as seguintes opções:

Transferir a data do passeio, trocar o passeio por outro, com a devida correção do valor ou fazer o reembolso do valor efetivamente pago, mediante a devolução do voucher do passeio cancelado e de acordo com a forma que o pagamento foi efetuado.

  1. Espécie, Depósito ou Transferência Bancária: Devolução Integral do valor pago.
  2. Cartão: Obedecendo às normas e prazos de estorno da operadora do cartão ou devolução em espécie descontado 5% do valor pago referente as taxas operacionais.

A Pataxó Turismo não se responsabiliza por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do cancelamento ou alteração da programação ou roteiro, por sua própria iniciativa ou do colaborador terceirizado, quando a impossibilidade da realização do passeio, vivência ou serviço turístico, tenha sido por caso fortuito ou motivos alheios à sua vontade.

Por iniciativa do Cliente

A devolução do valor efetivamente pago será mediante a retenção de taxas e multas, em favor da empresa, de acordo com as determinações legais e as disposições da Deliberação Normativa Nº 161/85 da Embratur. O valor da devolução obedecerá o prazo de antecedência do pedido de cancelamento.

O pedido de cancelamento deve ser formalizado, por escrito e enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).

10% (dez por cento) Acima de 30 dias.
20% (vinte por cento) Entre 30 (trinta) e 21 (vinte e um) dias.
50% (cinquenta por cento) Entre 20 (vinte) e 04 (quatro) dias.
80% (oitenta por cento) Entre 03 (três) e 02 (dois) dias.
100% (cem por cento) Com 01 (hum) dia de antecedência da saída do passeio, vivência ou prestação do serviço ou o não comparecimento no local e horário combinado.

A Pataxó Turismo não se responsabiliza por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do pedido de cancelamento, por iniciativa do Cliente, ficando isenta de reclamações posteriores, seja em que tempo for.

Formas de pagamento

Depósito ou transferência bancária*:

50% do valor do passeio ou pacote em data à combinar. Restante até 24h antes da saída do passeio, ou no dia, antes da saída, em espécie;

Cartão de crédito:

Entrada de 30% (depósito ou transferência bancária) + 2 parcelas iguais até 24h antes da saída do passeio, diretamente na agência. O cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;

Pagamento à vista
(depósito ou transferência bancária*):

3% de desconto;

Cheque:

Não aceitamos cheques.

* O comprovante do depósito ou transferência bancária identificado com o nome do passageiro deve ser enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).

Normas, condutas e dicas

Tour da Experiência
  • A Trilha é realizada em território indígena protegido por Lei Federal.
  • Por serem áreas protegidas, em local remoto e de difícil acesso é necessário atenção dos visitantes, para que tenham satisfação, conforto, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.
  • Lembramos que o resgate e o salvamento em algumas dessas áreas é demorado, portanto, é importante seguirmos as normas, condutas e dicas.
  • Por medida de segurança, durante a caminhada é obrigatório o uso de calça comprida e sapatos fechados;
  • As pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão trazer repelente e medicamento de uso pessoal;
  • Respeitando a segurança dos visitantes, em dias chuvosos e/ou com muito vento não será permitido o acesso à trilha na mata;
  • Os visitantes deverão respeitar os horários de chegada, permanência e saída, a cultura, os costumes, a flora e a fauna;
  • Manter-se nas trilhas pré-determinadas, evitando assim possíveis acidentes e estragos na natureza;
  • Fazer silêncio durante a caminhada proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
  • Caso observe um animal silvestre, avisar o monitor, manter a calma e o silêncio, pois terá oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violento para os dois;
  • Durante a permanência no Parque é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de droga e o oferecimento das mesmas aos membros da comunidade, assim como o porte ou uso de arma de qualquer natureza;
  • Os visitantes são responsáveis por seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo nos lugares adequados;
  • Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.
Responsabilidade Sócio Ambiental

Nossa Responsabilidade Socioambiental

Somos uma Agência de Turismo Consciente, adotamos práticas sustentáveis e promovemos a integração entre os nossos viajantes e a natureza.

Todas as nossas ações socioambientais são voltadas para as comunidades indígenas Pataxó que participam dos nossos roteiros.

Parte da venda dos pacotes dos nossos roteiros customizados é revertida, em dinheiro, para as comunidades visitadas.

Campanha Turista Cidadão – As doações arrecadadas são entregues as lideranças durante a vivência.

Fazemos doação de mudas e plantio de árvores frutíferas e em extinção para algumas aldeias.

Ações internas: Usamos papel reciclado, imprimimos só o estritamente necessário e usamos racionalmente os aparelhos eletroeletrônicos.

Campanha Turista Cidadão

Ação de cidadania, essencialmente sócio cultural e ambiental, de caráter voluntário e permanente. Criada em 2000 pela Diretora Executiva da Pataxó Turismo com o objetivo de valorizar a cultura e propiciar a troca de experiência entre o Turista Cidadão e a comunidade indígena visando repartir os saberes dos envolvidos, a melhoria da qualidade de vida e o aumento de geração de emprego, renda e educação.

O Turista Cidadão participa voluntariamente através de palestras, oficinas ou doações de alimentos não perecíveis, material escolar, livros didáticos e infantis, bolas de futebol e brinquedos. Saiba mais.

 

Garanta sua vaga e faça já sua reserva!

Conteúdo protegido por Direitos Autorais.
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!