Lugar sagrado para o povo Pataxó, a Aldeia Reserva da Jaqueira é um oásis de 827 hectares de Mata Atlântica preservada, onde vivem 34 famílias ainda mantendo alguns costumes milenares, que recebe nossos visitantes de segunda a sábado, para desfrutarem momentos de convívio em total harmonia com a natureza, participarem de várias atividades e conhecerem a cultura do cativante povo Pataxó, o único que resistiu…
Disponibilizamos cinco vivências com diferentes atividades e tempos de duração. As reservas são agendadas com antecedência que varia conforme a vivência escolhida.
A aldeia ficou adormecida durante muitas décadas e devido a coragem e determinação de 3 irmãs guerreiras, foi retomada a 22 anos, quando decidiram assumir a sua identidade indígena, abrir a aldeia para a visitação e convidar a Pataxó Turismo para apoiar o Projeto de resgate e afirmação da cultura e preservação ambiental que mudou a história do povo Pataxó.
Não só aceitamos o convite como demos apoio incondicional, criamos a Campanha Turista Cidadão e ao longo do tempo desenvolvemos com pioneirismo e diferencial o Turismo Étnico e o Turismo de Experiência criando e realizando alguns roteiros com exclusividade. Com essa iniciativa recebemos o reconhecimento do Ministério do Turismo como “Empresa apta a Emocionar, Satisfazer, Inspirar e Surpreender o turista”.
Desejamos que ao participar das vivências na Reserva da Jaqueira, o Etnoturista desperte sentimentos e que essa experiência humana multicultural se transforme em um grande aprendizado e elo de respeito entre o Povo Pataxó e o chamado homem branco.
Quando o homem branco achou o Brasil, já tinha índio no mundo para contar a história para as pessoas.”
(Tururim, ex-cacique da Aldeia Barra Velha - 102 anos)
Normas, condutas e dicas
- A Reserva da Jaqueira é demarcada e homologada como terra indígena, portanto é protegida por Lei Federal;
- Lembramos que por ser área protegida e de mata, é necessário atenção e cuidado por parte dos visitantes, para que os momentos vividos sejam de satisfação, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados;
- Por medida de segurança, sugerimos durante a caminhada o uso de calça comprida e sapatos fechados confortáveis;
- As pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão trazer repelente e medicamento de uso pessoal;
- Respeitando a segurança dos visitantes, em dias chuvosos e/ou com muito vento não será permitido o acesso à trilha na mata;
- Os visitantes deverão respeitar os horários de chegada, permanência e saída, a cultura, os costumes da comunidade indígena, assim como, a flora, a fauna, os horários de descanso e de algumas rotinas da aldeia;
- Não é permitido menores desacompanhados;
- Durante a permanência nas aldeias é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica ou outras drogas ilícitas e o oferecimento das mesmas aos moradores da comunidade, assim como o porte ou uso de arma de qualquer natureza;
- Os visitantes são responsáveis por todos os seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo no lugar adequado para que possamos recolher e trazer de volta;
- Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas e levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.
Nossa Responsabilidade Socioambiental
Somos uma Agência de Turismo Consciente, adotamos práticas sustentáveis e promovemos a integração entre os nossos viajantes e a natureza.
Todas as nossas ações socioambientais são voltadas para as comunidades indígenas Pataxó que participam dos nossos roteiros.
Parte da venda dos pacotes dos nossos roteiros customizados é revertida, em dinheiro, para as comunidades visitadas.
Campanha Turista Cidadão – As doações arrecadadas são entregues as lideranças durante a vivência.
Fazemos doação de mudas e plantio de árvores frutíferas e em extinção para algumas aldeias.
Ações internas: Usamos papel reciclado, imprimimos só o estritamente necessário e usamos racionalmente os aparelhos eletroeletrônicos.
Campanha Turista Cidadão
Ação de cidadania, essencialmente sócio cultural e ambiental, de caráter voluntário e permanente. Criada em 2000 pela Diretora Executiva da Pataxó Turismo com o objetivo de valorizar a cultura e propiciar a troca de experiência entre o Turista Cidadão e a comunidade indígena visando repartir os saberes dos envolvidos, a melhoria da qualidade de vida e o aumento de geração de emprego, renda e educação.
O Turista Cidadão participa voluntariamente através de palestras, oficinas ou doações de alimentos não perecíveis, material escolar, livros didáticos e infantis, bolas de futebol e brinquedos. Saiba mais.
Passeios que você também pode se interessar
Rota das Aldeias Pataxó
Vivência surpreendente, recheada de emoções e descobertas realizada em 4 aldeias Pataxó no sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, região habitada desde o ano 1.000 A.C, por povos da família linguística Macro-Jê, da qual os índios Pataxó pertencem, que caçavam, pescavam, faziam coleta de frutos, mariscos, conheciam a cerâmica e a agricultura, para uma imersão no seu mundo cultural, no seu jeito de ser e viver e “revisitar e reaprender antigos conhecimentos, que nos timbraram e pintaram morena e definitivamente – como brasileiros – o corpo, a alma e o espírito”.