Nossa expedição parte de Porto Seguro, em pequenos grupos, sempre nas semanas de lua cheia e lua nova, em um percurso de aproximadamente 100km, às vezes próximos do mar, outros na mata e ainda outros a meio caminho, por estradas de terra, asfalto e caminhos fluviais, em carro e canoa, em um mosaico de belezas naturais formado por Mata Atlântica, recifes, manguezais, falésias coloridas e praias semi desertas, que nos surpreendem a cada instante.

Durante 05 dias e 04 noites, visitaremos as aldeias Reserva da Jaqueira, Juerana, Imbiriba e Barra Velha, participaremos de rituais, oficina de artesanato, arremesso de arco e flecha, energéticos banhos de rio, comeremos a comida à base da culinária tradicional dos primeiros habitantes, encontro com o Pajé e benzedeira, ouviremos as lendas e histórias contadas de geração em geração na beira da fogueira e dormiremos no kijeme (oca Pataxó) e em Caraíva, em pousada previamente selecionada.

  • Rota das Aldeias Pataxó 1
  • Rota das Aldeias Pataxó 2
  • Rota das Aldeias Pataxó 3

Roteiro

1º Dia – Recepção × Traslado para a Aldeia Reserva da Jaqueira

O encontro com a nossa equipe poderá ser no aeroporto/rodoviária/balsa do Arraial ou hotel localizado no centro ou orla norte até Taperapuã, para seguir em confortável van até o Portal da Aldeia, onde seremos convidados pelos Pataxó para uma imersão em seu mundo cultural e no seu jeito de ser e viver. Após acomodação, interação com a comunidade e familiarização com o local, receberemos a purificação com a amescar, resina sagrada e pintura facial (opcional). Em seguida, participaremos da roda de conversa, caminhada leve e interpretativa na mata, demonstração de diferentes tipos de armadilhas, visita ao kijeme do Pajé e do artesanato, participação no Awê, ritual de confraternização e agradecimento, banho de rio e ajuda nos afazeres da aldeia. Após o jantar, escuta das lendas e histórias na beira da fogueira e a tão esperada dormida, em rede no kijeme (oca Pataxó).

2º Dia – Aldeia Reserva da Jaqueira × Aldeia Juerana

Após o café da manhã, seguiremos para a Aldeia Juerana para conhecer a área de agricultura orgânica com diversas plantações, visitar a casa de farinha e degustar os deliciosos beijus e bolos ali preparados na folha da bananeira. O manguti (almoço) poderá ser nessa aldeia ou na Aldeia da Jaqueira, para onde retornaremos. À tarde, visitaremos a escola da aldeia e faremos uma caminhada contemplativa opcional até a falésia colorida de onde é retirado a argila ocre, usada no ritual do batizado das crianças. No retorno, ajuda nos afazeres da aldeia, oficina de artesanato, banho de rio ou tempo livre. Jantar e pernoite no kijeme.

3º Dia – Aldeia Imbiriba × Caraíva

Após o café da manhã e despedida da comunidade, seguiremos para o centro de artesanato da Aldeia Imbiriba passando pelo Vale dos Búfalos e o histórico Rio dos Frades. Seguindo por paisagens remotas e após atravessar o rio, em canoa, chegaremos a antiga vila indígena de Cramamoã, atual Caraíva, pequena e charmosa aldeia de pescadores com ruas de areia sem veículos motorizados. Almoço (não incluso) nas proximidades e tarde livre. Porém na hora do por do sol teremos encontro marcado na beira do rio. Jantar (não incluso) e pernoite será em Caraíva, em pousada previamente selecionada, ou na Aldeia, à depender do período.

4º Dia – Caraíva × Aldeia Barra Velha – Aldeia Mãe

Após o café da manhã seguiremos de buggy um uma paisagem ainda remota e praias paradisíacas até a Aldeia Barra Velha para momentos inesquecíveis de escuta junto aos mais velhos da aldeia, encontro com o Pajé, participação em algumas atividades da aldeia, visita ao local do “fogo de 51”, e manguti (almoço). Jantar não incluso e pernoite em Caraíva ou na aldeia.

5º Dia – Porto Seguro

Após o café da manhã retornaremos para Porto Seguro. (Duração 03:30h aproximadamente). Conforme o horário de partida faremos breve Tour na Cidade Histórica.

Saída: Entre 08:00h e 08:30h
Duração: 05 dias e 04 noites

Importante Saber
A reserva para esse roteiro é feita com antecedência mínima de 30 dias.
Valores
Adulto e criança a partir de 10 anos: R$ 2.550,00
Criança de 06 a 09 anos: R$ 1.300,00
Criança de 0 a 05 anos: Grátis
O valor inclui:
  • 05 dias e 04 noites, sendo 02 noites na Reserva da Jaqueira e 02 noites em pousada previamente selecionada e sujeita a disponibilidade em Caraíva ou na Aldeia Barra Velha;
  • 04 cafés da manhã, 03 almoços, 02 jantares, 04 lanches de trilha, 04 garrafas de água (500 ml);
  • Receptivo In/Out, traslados conforme descritos no roteiro em vans com ar condicionado ou outro veículo, conforme quantidade de pessoas, buggies e taxas da canoa;
  • Kit Pataxó Turismo;
  • Guia de turismo em português da equipe Pataxó Turismo e monitores indígenas Pataxó. Guia em outro idioma, consulte-nos.
O valor NÃO inclui: Refeições não mencionadas, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados em “O valor inclui”.

Sugestão de datas para 2020
Janeiro / 01
13 e 27
Fevereiro / 02
10 a 14 — 24 a 28
Março / 03
09 a 13 — 24 a 28
Abril / 04
06 a 10 — 21 a 25
Maio / 05
11 a 15 — 25 a 29
Junho / 06
08 a 12 — 22 a 26
Julho / 07
06 a 10 — 20 a 24
Agosto / 08
18 a 22
Setembro / 09
01 a 05 — 15 a 19
Outubro / 10
19 a 23
Novembro / 11
02 a 06 — 16 a 20
Dezembro / 12
14 a 18


  • Os valores em referência são válidos por pessoa para adesão mínima compartilhada conforme especificada em “detalhe do roteiro” de cada vivência;
  • As vivências podem ser realizadas com um número menor de pessoas, quando é contratada em caráter Privativo, mediante reajuste do valor;
  • Os valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso;
  • Os valores em referência são válidos para os traslados saindo do aeroporto, rodoviária e estabelecimentos de hospedagem localizados no centro de Porto Seguro, na orla norte até Taperapuan e na travessia da balsa do Arraial d'Ajuda (margem de Porto Seguro). Para outras localidades, consulte a nossa equipe, pois, conforme a localização/ distância o valor poderá sofrer alteração;
  • O cliente deverá comparecer ao local de saída no horário especificado no verso do VOUCHER; A apresentação do mesmo é imprescindível;
  • A Pataxó Turismo se reserva o direito de alterar, abreviar ou cancelar a visita, sem prévio aviso, por motivos de cunho administrativo da aldeia ou falecimento de algum morador, mudança climática, segurança, obstrução de acesso, caso fortuito e/ou força maior, alheio à sua vontade e que possa prejudicar a segurança e o bem estar dos Clientes ou o bom andamento das atividades;
  • A Pataxó Turismo e a Aldeia visitada ficam isentas de reclamações posteriores e não se responsabilizam por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do cancelamento ou alteração da programação ou roteiro, por sua própria iniciativa ou do colaborador terceirizado, quando a impossibilidade do cumprimento do mesmo por contingências alheias às sua vontades seja comprovada;
  • Quando a adesão não é atingida, a vivência pode ser cancelada ou transferida para outro dia e o cliente avisado com antecedência mínima de 12:00h. No caso da Vivência Dia de Índio com Pernoite o cliente será avisado com 07 dias de antecedência.

Para iniciar a solicitação da reserva é necessário informar os seguintes dados do passageiro:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Telefone fixo;
  • Celular;
  • Cidade de origem.
  • Passeios escolhidos;
  • Quantidade de pessoas;
  • Se tiver crianças, informar nome completo, idade e altura.
  • Nome e/ou localização da hospedagem;
  • Período em que estará na cidade;

Após confirmação da disponibilidade, será solicitado o sinal de reserva. O saldo será pago conforme a forma de pagamento escolhida.

O valor de sinal pago será deduzido do pacote quando a reserva for integralmente confirmada. Em caso de cancelamento ou alteração por parte do passageiro, não haverá devolução do sinal. Caso a reserva não seja confirmada, o sinal será reembolsado integralmente.

De acordo com determinações legais no caso de viagens e com as disposições da Deliberação Normativa no 161/95 da Embratur, o cancelamento ou desistência dos serviços antes da data de saída pelo passageiro estará sujeito a cobranças de taxas e multas.

Por iniciativa da Pataxó Turismo:

A devolução ocorrerá exclusivamente quando o passeio for cancelado antes da saída do mesmo. Nesse caso a empresa colocará à escolha do Cliente as seguintes opções: Transferir a data da vivência, trocar a vivência por outro passeio com a devida correção do valor ou fazer o reembolso do valor efetivamente pago, mediante a devolução do voucher que será cancelado e de acordo com a forma que o pagamento foi efetuado.

  1. Espécie: Reembolso integral do valor efetivamente pago.
  2. Cartão: Obedecendo às normas de estorno da operadora do cartão, ou, devolução em espécie descontado 5% do valor pago referente as taxas administrativas.
  3. Depósito ou Transferência Bancária: Reembolso do valor pago descontado o valor das taxas bancárias, quando houver.
Por iniciativa do Cliente:

O valor efetivamente pago será ressarcido com a retenção do valor correspondente à taxa administrativa, mediante comunicado por escrito para a Pataxó Turismo e obedecendo as seguintes condições de antecedência da prestação do serviço ou saída do passeio:

  • Acima de 30 dias: 15% (quinze por cento);
  • Entre 30 e 10 dias: 50% (cinquenta por cento);
  • Entre 09 a 03 dias: 80% (oitenta por cento);
  • 02 dias ou menos ou o não comparecimento no local e horário combinado para a saída do passeio ou serviço, acarretará na retenção de 100% do valor efetivamente pago, ficando a Empresa isenta de reclamações posteriores.

A Pataxó Turismo não se responsabiliza por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do cancelamento ou alteração da programação ou roteiro, por sua própria iniciativa ou do colaborador terceirizado, quando a impossibilidade da realização do passeio tenha sido por motivos alheios à sua vontade.

Formas de pagamento

Depósito ou transferência bancária*:

50% do valor do passeio ou pacote em data à combinar. Restante até 24h antes da saída do passeio, ou no dia, antes da saída, em espécie;

Cartão de crédito:

Entrada de 30% (depósito ou transferência bancária) + 2 parcelas iguais até 24h antes da saída do passeio, diretamente na agência. O cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;

Pagamento à vista
(depósito ou transferência bancária*):

3% de desconto;

Cheque:

Não aceitamos cheques.

* O comprovante do depósito ou transferência bancária identificado com o nome do passageiro deve ser enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).
O que trazer
  • Lençol e toalha de Banho. Travesseiro opcional;
  • Tênis ou sapato confortável para caminhada e chinelo;
  • Calça leve (preferência de tactel ou legging), bermuda ou shorts;
  • Camiseta com e sem manga;
  • Moletom leve, às vezes a temperatura cai um pouco à noite;
  • Roupa de banho;
  • Uma boa dose de bom humor e energia positiva;
  • Produtos de uso pessoal: Shampoo, escova/creme e fio dental, desodorante, sabonete, papel higiênico, batom ou manteiga de cacau, creme hidratante para pele e pomada contra assaduras.
Não esquecer
  • Boné;
  • Protetor solar;
  • Repelente de insetos;
  • Agulha, tesourinha, linha de costura;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia, faixas tipo gaze, esparadrapo, Band-aid, relaxante muscular;
  • Máquina fotográfica;
  • Lanterna e pilhas;
  • Biscoitos, barrinhas de cereal etc…

Não é permitido: Menores desacompanhados e bebidas alcoólicas ou outras drogas ilícitas.

Dê preferência para produtos biodegradáveis.

Normas, condutas e dicas

A Rota das Aldeias é desenvolvida em territórios indígenas protegidos por Lei Federal. Tem como objetivos a afirmação cultural, a preservação do meio ambiente e a melhoria sócio econômica das comunidades indígenas residentes.

Por serem áreas protegidas e algumas em locais remotos e de difícil acesso é necessário atenção dos visitantes para que tenham satisfação, conforto, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.

Lembramos que o resgate e o salvamento em algumas dessas áreas é demorado, portanto, é importante seguirmos as normas, condutas e dicas em cada local visitado.

  • Por medida de segurança, sugerimos que durante a caminhada o uso de calça comprida e sapatos fechados confortáveis;
  • As pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão trazer repelente e medicamento de uso pessoal;
  • Respeitando a segurança dos visitantes, em dias chuvosos e/ou com muito vento não será permitido o acesso à trilha na mata;
  • Os visitantes deverão respeitar os horários de chegada, permanência e saída, a cultura, os costumes, assim como, a flora, a fauna, os horários de descanso dos moradores e de algumas rotinas da aldeia.
  • Manter-se nas trilhas pré-determinadas, evitando assim possíveis acidentes e estragos na natureza;
  • Fazer silêncio durante a caminhada proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
  • Tirar apenas fotografias, deixar apenas suas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó;
  • Caso observe um animal silvestre, avisar o monitor, manter a calma e o silêncio, pois terá oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violento para os dois;
  • Durante a permanência na aldeia é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de droga e o oferecimento das mesmas aos membros da comunidade, assim como o porte ou uso de arma de qualquer natureza;
  • Os visitantes são responsáveis por seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo nos lugares adequados;
  • Respeitar o horário de descanso da comunidade visitada.
Responsabilidade Sócio Ambiental

Responsabilidade Sócio Ambiental

A Rota das Aldeias Pataxó é um roteiro criado e realizado pela Pataxó Turismo em parceria com os caciques, lideranças, associações e membros da comunidade de cada aldeia visitada, com o compromisso de causar o mínimo de impacto ambiental. Visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 250 indígenas, beneficiar 03 Associações, 01 Instituto e 02 Escolas Pataxó.

Parte da comercialização dos pacotes é revertida, em dinheiro, para as Aldeias visitadas.

Campanha Turista Cidadão

Ação de cidadania criada em 2000, pela Diretora Executiva da Pataxó Turismo com caráter essencialmente sócio cultural permanente, com o objetivo de propiciar a troca de experiências entre o turista e a comunidade indígena Pataxó visando repartir os saberes dos envolvidos.

O Turista Cidadão participa voluntariamente através de palestras, oficinas ou doações de alimentos não perecíveis, material escolar, livros didáticos e pedagógicos, bolas de futebol e brinquedos.

 

Garanta sua vaga e faça já sua reserva!

Conteúdo protegido por Direitos Autorais.
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!