Nossa expedição parte de Porto Seguro, em pequenos grupos, sempre nas semanas de lua cheia e lua nova, em um percurso de aproximadamente 100km, às vezes próximos do mar, outros na mata e ainda outros a meio caminho, por estradas de terra, asfalto e caminhos fluviais, em carro e canoa, em um mosaico de belezas naturais formado por Mata Atlântica, recifes, manguezais, falésias coloridas e praias semi desertas, que nos surpreendem a cada instante.
Escolha entre as vivências que disponibilizamos na Aldeia da Jaqueira, com diferentes atividades e duração que varia de 3 horas a 3 dias, a que você busca no momento, incluindo o Kãdemãvey, a realização do seu sonho de casar em uma Aldeia indígena e o Araguakisã, grande ritual anual que acontece sempre em agosto.
Momentos únicos e transformadores, compartilhados nas rodas de conversa com o Pajé e lideranças no kijeme de vivências, durante as atividades e rotinas da aldeia, caminhada na mata, conhecimento de armadilhas, jogo de arco e flecha, culinária tradicional, revigorante banho de rio, oficina de artesanato, Rituais Sagrados e à noite, após a escuta das lendas e histórias em volta da fogueira, a experiência de dormir na rede em um kijeme (oca) ouvindo os sons da mata.
As experiências surpreendentes e únicas certamente nos transportarão para momentos mágicos e muito significativos que ficarão para sempre em nossas mentes e em nossos corações.
Essa é uma outra visão de turismo.
Somos euro-afro-indígenas, não dá para negar nossas origens. Todos juntos - índios e não-índios – formamos a cara do Brasil”
Roteiro
1º Dia – Recepção e Transfer para a Aldeia Reserva da Jaqueira
O encontro com a nossa equipe poderá ser no aeroporto/rodoviária/balsa do Arraial ou hotel localizado no centro ou orla norte até Taperapuã, para seguir em confortável van até o Portal da Aldeia, onde seremos convidados pelos Pataxó para uma imersão em seu mundo cultural e no seu jeito de ser e viver.
Após acomodação, interação com a comunidade e familiarização com o local, receberemos a purificação com a amescar, resina sagrada e pintura facial (opcional). Em seguida, participaremos da roda de conversa, caminhada leve e interpretativa na mata, demonstração de diferentes tipos de armadilhas, visita ao kijeme do Pajé e do artesanato, participação no Awê, ritual de confraternização e agradecimento, banho de rio e ajuda nos afazeres da aldeia.
Após o jantar, escuta das lendas e histórias na beira da fogueira até a tão esperada dormida, no kijeme (oca Pataxó), em rede.
2º Dia – Aldeia Reserva da Jaqueira × Aldeia Juerana
Após o café da manhã, seguiremos para a Aldeia Juerana para conhecer a área de agricultura orgânica com diversas plantações, visitar a casa de farinha e degustar os deliciosos beijus e bolos ali preparados na folha da bananeira. O manguti (almoço) poderá ser nessa aldeia ou na Aldeia da Jaqueira, para onde retornaremos.
À tarde, visita à escola da aldeia e uma caminhada contemplativa opcional até a falésia colorida de onde é retirado a argila ocre, usada no ritual do batizado das crianças. No retorno, ajuda nos afazeres da aldeia, oficina de artesanato, energéticos e refrescantes banhos de rio, ou, tempo livre consigo mesmo para contemplar o espetáculo da natureza, sentir a energia da Mãe Terra e reconectar-se com a sua essência, esquecida na rotina do dia a dia da cidade. Jantar e pernoite no kijeme.
Após o jantar, mais uma vez todos se reúnem na beira da fogueira para a escuta das lendas ancestrais e histórias até a tão esperada dormida, no kijeme (oca Pataxó), em rede.
3º Dia – Aldeia Imbiriba × Caraíva
Após o café da manhã e despedida da comunidade, seguiremos para o centro de artesanato da Aldeia Imbiriba passando pelo Vale dos Búfalos e o histórico Rio dos Frades. Seguindo por paisagens remotas e após atravessar o Rio Caraíva, em canoa, chegaremos a antiga vila indígena de Cramamoã, atual Caraíva, pequena e charmosa aldeia de pescadores com ruas de areia sem veículos motorizados.
Acomodação na pousada previamente selecionada e almoço (não incluso) em restaurante nas proximidades e tarde livre para descanso, banho de mar ou caminhada. Porém na hora do por do sol teremos encontro marcado na beira do rio para assistir esse espetáculo que a natureza nos presenteia todos os dias.
Jantar (não incluso), passeio pelas graciosas lojinhas e pernoite.
4º Dia – Caraíva × Aldeia Barra Velha – Aldeia Mãe
Após o café da manhã seguiremos de buggy por uma paisagem ainda remota e praias paradisíacas até a Aldeia Barra Velha para momentos inesquecíveis de escuta junto aos mais velhos da aldeia, encontro com o Pajé, participação em algumas atividades da aldeia, visita ao local do “fogo de 51”, e manguti (almoço).
Após a despedida, revigorantes banhos na linda praia da Aldeia e retorno para a pousada. Jantar (não incluso) e pernoite.
5º Dia – Porto Seguro
Após o café da manhã retornaremos para o aeroporto de Porto Seguro (03:30h aproximadamente). Conforme o horário do voo, breve Tour na Cidade Histórica.
Saída: Entre 08:00h e 08:30h
Duração: 05 dias e 04 noites
Importante Saber
A reserva para esse roteiro é feita com antecedência mínima de 30 dias.Valores | |||
---|---|---|---|
Adulto e criança a partir de 10 anos: | R$ 2.850,00 | ||
Criança de 06 a 10 anos: | R$ 2.650,00 | ||
Criança de 0 a 05 anos: | Grátis | ||
Mínimo: 04 pessoas | |||
O valor inclui:
| |||
O valor NÃO inclui: Refeições não mencionadas, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados em “O valor inclui”. |
Formas de pagamento
Dinheiro:
PIX ou Depósito bancário:
Cartão de débito
Cartão de crédito:
Quando o pagamento for efetuado por outra pessoa diferente do titular da reserva, o envio do comprovante deve ser identificado com o nome do titular que usufruirá a reserva.
O que levar | |
---|---|
|
O que não esquecer | |
---|---|
|
Não é permitido: Menores desacompanhados e bebidas alcoólicas ou outras drogas ilícitas.
Dê preferência para produtos biodegradáveis.
- O valor em referência é flutuante. Portanto, sujeito à reajuste sem prévio aviso. Consulte-nos no momento de fazer a sua reserva.
- O valor em referência é válido por pessoa para adesão compartilhada com mínimo 4 pessoas.
- A vivência também pode ser realizada com um número menor de pessoas, quando é contratada em caráter Privativo, mediante reajuste do valor. Importante ressaltar que nesse caso, a Aldeia não fica exclusiva só para essas pessoas.
- Quando a adesão mínima não é atingida a vivência pode ser transferida para outra data, conforme disponibilidade do cliente, ou cancelado. O cliente será avisado com até 10 dias de antecedência.
- O valor da visita com transfer é válido para hospedagens localizadas no centro e na orla norte de Porto Seguro até Taperapuan e na saída da balsa do Arraial d'Ajuda (margem de Porto Seguro). Para outras localidades, consulte a nossa equipe, pois, conforme a localização/distância o valor poderá sofrer alteração.
- Por ser área de mata, o visitante deve estar ciente dos riscos com insetos, animais peçonhentos, quedas de pequeno, médio ou grandes proporções e que a distância e a dificuldade de acesso, poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim, a Pataxó Turismo e as lideranças da Aldeia de qualquer responsabilidade pelos eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico, quando necessário.
- O tempo na Aldeia é naturalmente mais livre, a dinâmica diária é decidida pelas lideranças e nem sempre segue uma rotina. Portanto, a ordem das atividades pode não acontecer exatamente na sequência que está descrita no roteiro.
- O roteiro e a duração das atividades podem ser alteradas, abreviadas, transferidas ou canceladas, sem prévio aviso, quando a Pataxó Turismo ou o prestador do serviço terceirizado, julgar que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, obstrução de acesso, caso fortuito, força maior, ou, outros fatores alheios a nossa vontade, possam colocar em risco a segurança e o bem estar dos Clientes ou o bom andamento das atividades, não se responsabilizando por inconvenientes, danos materiais ou morais decorrentes, ficando isenta de reclamações posteriores.
- Quando chove as atividades são realizadas, exceto, quando as condições climáticas são muito severas.
- O cliente é totalmente responsável pelas informações e dados pessoais prestadas no cadastro do site e no voucher, sendo as mesmas utilizadas para o agendamento dos serviços contratados.
- Os serviços prestados serão únicos e exclusivamente aqueles especificados na programação ou roteiro, não cabendo interpretação extensiva.
Para realizar a sua reserva por favor informar via contato@pataxoturismo.com.br ou +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp) o período de estadia, passeios que deseja reservar, quantidade de pessoas, se tiver crianças informar a idade e a altura, nome completo da hospedagem, whatsapp, e-mail e nome completo do titular da compra.
Após receber o retorno da Pataxó Turismo:
- Efetuar o pagamento de 40% do valor total do passeio, pacote ou serviço, como sinal de reserva, na data informada pela Pataxó Turismo. Saldo restante a combinar e de acordo com a forma de pagamento escolhida, nas datas e valores acordados com a Pataxó Turismo;
- Enviar os comprovantes dos pagamentos identificados com o nome do titular da reserva, sobretudo, quando os pagamentos são efetuados por outra pessoa diferente da titular, para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).
Por iniciativa da Pataxó Turismo
A devolução ocorrerá exclusivamente quando o passeio ou serviço for cancelado antes da saída do mesmo. Nesse caso, de acordo com as determinações legais da Deliberação Normativa da Embratur nº 161/95, a empresa colocará à escolha do Cliente as seguintes opções: Transferir a data do passeio, trocar o passeio por outro com a devida correção do valor ou fazer a devolução do valor efetivamente pago, de acordo com a forma que o pagamento foi efetuado pelo cliente, conforme segue:
- Espécie: Devolução integral do valor efetivamente pago.
- PIX ou Depósito Bancário: Devolução do valor efetivamente pago descontado o valor das taxas bancárias, se houver, quando o banco é diferente do que o pagamento foi realizado.
- Cartão: Devolução de acordo com o prazo de estorno da operadora do cartão ou a devolução será realizada pela Pataxó Turismo em até 48h, descontado 5% do valor pago, referente a taxas administrativas.
Por iniciativa do Cliente
De acordo com as determinações legais da Deliberação Normativa da Embratur nº 161/95, no caso de viagens, o cancelamento ou desistência dos serviços ou passeios por iniciativa do cliente, antes da data de saída ou da prestação de serviço, o valor efetivamente pago será devolvido com a retenção de taxas e multas em favor da Pataxó Turismo, mediante a formalização do pedido de cancelamento ou desistência, por escrito, enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp), obedecendo as seguintes condições de antecedência da prestação do serviço ou saída do passeio e a forma de pagamento.
Devolução Integral | Acima de 10 dias. |
Retenção de 50% (cinquenta por cento) | de 10 a 3 dias dias. |
Não haverá devolução | 2 dias ou menos. |
O não comparecimento no local e horário informado com antecedência pela Pataxó Turismo será considerado No-Show (desistência) e não haverá devolução. |
Prazo para Devolução para cancelamento por iniciativa da Pataxó Turismo ou por iniciativa do Cliente
• A devolução ocorrerá até 48 horas após o pedido de cancelamento. Exceto pagamento no Cartão que será de acordo com o prazo de estorno da operadora do cartão ou a devolução será realizada pela Pataxó Turismo em até 48h, descontado 5% do valor pago, referente a taxas administrativas.
• A devolução do voucher do passeio ou serviço cancelado ou do ingresso será obrigatória.
• A Pataxó Turismo não se responsabiliza por danos morais ou materiais ou inconvenientes, decorrentes do cancelamento ou alteração da programação ou roteiro, por sua própria iniciativa ou do colaborador terceirizado, quando a impossibilidade da realização do mesmo tenha sido comprovadamente causada por circunstâncias inevitáveis, caso fortuito ou força maior, portanto alheios à sua vontade, ficando isenta de reclamações posteriores.
Normas, condutas e dicas
- A Rota das Aldeias é realizada em territórios indígenas protegidos por Lei Federal. Tem como objetivos a afirmação cultural, a preservação do meio ambiente e a melhoria sócio econômica das comunidades indígenas residentes;
- Por serem áreas protegidas e algumas ficarem em locais remotos e de difícil acesso é necessário atenção dos visitantes para que tenham satisfação, conforto, segurança e causem o menor impacto ambiental possível. O resgate e o salvamento em algumas dessas áreas é demorado, portanto, é importante seguir as normas, condutas e dicas em cada local visitado;
- Por medida de segurança, sugerimos o uso de calça comprida e sapatos fechados durante as caminhadas;
- As pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão trazer repelente e medicamento de uso pessoal;
- Respeitando a segurança dos visitantes, em dias chuvosos e/ou com muito vento não será permitido o acesso à trilha na mata;
- Os visitantes deverão respeitar a cultura, os costumes, os horários de chegada, permanência e saída. Assim como, os horários de descanso dos moradores e de algumas rotinas da aldeia;
- Manter-se nas trilhas pré-determinadas pelo monitor, evitando assim possíveis acidentes e estragos na natureza;
- Fazer silêncio durante a caminhada proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
- Caso observe um animal silvestre, avisar o monitor, manter a calma e o silêncio, pois terá oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violento para os dois;
- Durante a permanência na aldeia é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de droga e o oferecimento das mesmas aos membros da comunidade, assim como o porte ou uso de arma de qualquer natureza;
- Os visitantes são responsáveis por todos os seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo nos lugares adequados;
- Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.
Nossa Responsabilidade Socioambiental
Somos uma Agência de Turismo Consciente, adotamos práticas sustentáveis e promovemos a integração entre os nossos viajantes e a natureza.
Todas as nossas ações socioambientais são voltadas para as comunidades indígenas Pataxó que participam dos nossos roteiros.
Parte da venda dos pacotes dos nossos roteiros customizados é revertida, em dinheiro, para as comunidades visitadas.
Campanha Turista Cidadão – As doações arrecadadas são entregues as lideranças durante a vivência.
Fazemos doação de mudas e plantio de árvores frutíferas e em extinção para algumas aldeias.
Ações internas: Usamos papel reciclado, imprimimos só o estritamente necessário e usamos racionalmente os aparelhos eletroeletrônicos.
Campanha Turista Cidadão
Ação de cidadania, essencialmente sócio cultural e ambiental, de caráter voluntário e permanente. Criada em 2000 pela Diretora Executiva da Pataxó Turismo com o objetivo de valorizar a cultura e propiciar a troca de experiência entre o Turista Cidadão e a comunidade indígena visando repartir os saberes dos envolvidos, a melhoria da qualidade de vida e o aumento de geração de emprego, renda e educação.
O Turista Cidadão participa voluntariamente através de palestras, oficinas ou doações de alimentos não perecíveis, material escolar, livros didáticos e infantis, bolas de futebol e brinquedos. Saiba mais.