Caminhos que levarão você para as vivências inesquecíveis


Vivências realizadas no sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, um dos lugares do mundo para ser visitado pelo menos uma vez na vida, principalmente por pessoas que gostam de natureza e de lugares emblemáticos que deram início a uma civilização.

Você irá conhecer de perto o povo Pataxó, etnia que faz parte da nossa herança cultural e que ainda mantém alguns costumes milenares, expressados no modo natural de viver, nos valores humanos e no respeito à mãe Terra.

Momentos únicos são compartilhados nas rodas de conversa com o Pajé, lideranças e comunidade, nas atividades da aldeia, no esporte tradicional com competições entre índios e visitantes (como cabo de guerra, arremesso de arco e flecha etc…). Também no Awê, ritual circular ou em fila, conduzido por homens e mulheres, no preparo da culinária de rotina pelas mulheres, na coleta de sementes para as oficinas de artesanato, caminhadas na mata e banhos de rio. À noite, após a escuta das lendas e histórias na beira da fogueira, poder dormir na rede dentro do kijeme (oca Pataxó), ouvindo os sons da floresta.

As atividades da programação são feitas dia a dia, podendo mudar mesmo depois de planejadas.

As experiências surpreendentes, certamente nos transportarão para momentos mágicos e muito significativos, que ficarão para sempre em nossas mentes e em nossos corações.

Tometô Taputá!" (Seja bem vindo/a!)



Vivências na Reserva da Jaqueira

“Conheça a beleza da cultura indígena, respire fundo e tranquilize a sua alma, você poderá ver além do horizonte”. Esse é o convite para você conhecer a aldeia que ficou adormecida durante muitas décadas e devido a coragem e determinação de 3 irmãs guerreiras, foi retomada a 22 anos, quando decidiram assumir a sua identidade indígena, abrir a aldeia para a visitação e convidar a Pataxó Turismo para apoiar o Projeto que mudou a história do povo Pataxó, e desde então não só apoiamos incondicionalmente como criamos outros roteiros exclusivos na aldeia. Muká Mukaú!" (Unir para reunir)

Saiba mais

Rota das Aldeias Pataxó

Vivência surpreendente, recheada de emoções e descobertas realizada em 4 aldeias Pataxó no sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, região habitada desde o ano 1.000 A.C, por povos da família linguística Macro-Jê, da qual os índios Pataxó pertencem, que caçavam, pescavam, faziam coleta de frutos, mariscos, conheciam a cerâmica e a agricultura, para uma imersão no seu mundo cultural, no seu jeito de ser e viver e “revisitar e reaprender antigos conhecimentos, que nos timbraram e pintaram morena e definitivamente – como brasileiros – o corpo, a alma e o espírito”.

Saiba mais

Normas, condutas e dicas

Tour da Experiência

A Reserva da Jaqueira é demarcada e homologada como terra indígena, portanto é protegida por Lei Federal.

Lembramos que por ser área protegida e de mata, é necessário atenção e cuidado por parte dos visitantes, para que os momentos vividos sejam de satisfação, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.

  • Por medida de segurança, sugerimos que durante a caminhada o uso de calça comprida e sapatos fechados confortáveis;
  • As pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão trazer repelente e medicamento de uso pessoal;
  • Respeitando a segurança dos visitantes, em dias chuvosos e/ou com muito vento não será permitido o acesso à trilha na mata;
  • Os visitantes deverão respeitar os horários de chegada, permanência e saída, a cultura, os costumes da comunidade indígena, assim como, a flora, a fauna os horários de descanso e de algumas rotinas da aldeia;
  • Não é permitido menores desacompanhados;
  • Durante a permanência nas aldeias é terminantemente proibido o uso de bebida alcoólica ou outras drogas ilícitas e o oferecimento das mesmas aos membros da comunidade, assim como o porte ou uso de arma de qualquer natureza;
  • Os visitantes são responsáveis por seus pertences e pelo lixo gerado, devendo colocá-lo nos lugares adequados;
  • Respeitar o horário de descanso da comunidade visitada;
  • Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas e levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.
Conteúdo protegido por Direitos Autorais.
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!