Kãdemãvey (Cerimônia de Casamento)

Já imaginou unir casamento e viagem num só momento? Se o casamento é um sonho e uma grande emoção, viajar para confirmarem o “sim” em um lugar inusitado, como uma aldeia indígena, transformará esse momento em lembranças incríveis para sempre.

Se você deseja que a celebração do seu casamento ou renovação de votos, seja intimista, fora dos padrões tradicionais, em conexão com a natureza ou até mesmo uma reconexão com a ancestralidade, casar na Aldeia Pataxó da Jaqueira será sem dúvida a realização do seu sonho.

A Aldeia está localizada a aproximadamente 10 km do centro de Porto Seguro, em uma área com 827 hectares de Mata Atlântica preservada, em um ambiente acolhedor e tranquilo, no qual, o casal com ou sem convidados viverá uma experiência única.

A Pataxó Turismo tem o privilégio de organizar, com pioneirismo e exclusividade, casamentos na Aldeia Pataxó da Jaqueira. Ao longo dos anos vem cuidando com muito carinho e atenção de todos os detalhes da organização do evento para que os noivos sintam-se os convidados especiais da própria festa. Além da experiência emocionante que a cerimônia proporciona e da oportunidade de conhecer outra cultura, os noivos e convidados podem desfrutar plenamente desse momento tão especial participando de várias atividades na Aldeia ou simplesmente aproveitando como período de relaxamento e descanso.

Na maioria dos ritos indígenas, o homem e a mulher só estão preparados para se casar quando passam por alguns rituais. Para o povo Pataxó, o casamento é um dos rituais mais importantes, cheio de significados e todos da aldeia participam. Para eles a união não é só do casal e sim das duas famílias dos noivos e das futuras gerações que irão dar continuidade.

Os jovens Pataxó namoram jogando pedrinha, ficam noivos jogando flor e casam depois que o noivo passa por duas provas no dia do casamento. A primeira é a caçada do guerreiro para o noivo mostrar para a comunidade que já está pronto para sustentar a sua família e a segunda é a corrida do tronco com o peso da noiva, para mostrar que está pronto para defender a sua mulher e a sua família. Casamento de índio Pataxó não tem horário, a celebração só acontece quando o guerreiro passa pelas duas provas.

A Pataxó Turismo ajudará você

Planejar um casamento em outra cidade não é uma tarefa fácil. Mas, não se preocupe, a Pataxó Turismo ajudará você prestando uma assessoria completa, disponibilizando a organizadora de casamentos (wedding planner) para juntamente com você, auxiliar a definir todos os detalhes da cerimônia, a logística durante o tempo que permanecerem na Aldeia, indicação de hospedagem e passeios para a Lua de Mel, além da nossa equipe com profissionais experientes para realizar os transfers de chegada e saída, sugerir e reservar acomodação para os parentes dos noivos e convidados que escolherem não pernoitar na aldeia, atividades e passeios turísticos que eles irão realizar antes e depois do casamento, sem contar com a indicação de alguns fornecedores confiáveis para o registro fotográfico e filmagem do grande dia.

Cada convidado entra em contato direto com nossas consultoras para personalizar o pacote e já deixar tudo reservado com antecedência, deixando mais tempo livre e sem preocupação para cuidar da sua viagem inesquecível e de você.

O Kãdemãvey é realizado com base na tradição Pataxó, mas, sugestões dos noivos e adaptações são aceitas desde que não vão de encontro com a cultura.

A cerimônia

É realizada pelo Pajé que passa o incenso da resina da amescla em todo o kijeme, (oca) onde a cerimônia será realizada para trazer boas energias para o ambiente, fortalecer a união e abençoar o novo casal e pelo Cacique que celebra a maior parte da cerimônia em patxôhã, (língua do povo Pataxó) pedindo proteção e benção para o novo lar e a nova família, tudo acompanhado de canto e dança.

Adereços

Noiva - Tupisay (roupa: tanga e bustier), brincos, colar, braçadeiras, cinto e cocar.

Noivo - Tupisay (roupa: tanga), brinco (opcional), colar, braçadeiras, cinto e cocar.

Preparação dos noivos e convidados

Os noivos, em kijemes separados, recebem a pintura no rosto e no corpo à base de urucum, carvão e argilas coloridas e que são usadas somente em cerimônias especiais, finalizando com o tupisay (roupa), os adereços e o cocar. Esses preparativos podem demorar algumas horas.

Os convidados e os parentes dos noivos também podem entrar no clima e serem pintados no rosto e usarem alguns adereços.

Alimentação

Conforme o tempo escolhido para a permanência na aldeia, o pacote inclui o café da manhã, almoço e jantar. Tudo é preparado pelas índias na cozinha da aldeia com base na culinária Pataxó (peixe preparado na folha da patioba, frango, carne moqueada, arroz, feijão, purê de aipim com coco, etc...

Após a Cerimônia: Frutas, variedades de beijus e bolos preparados à base de puba e carimã cozidos na folha da patioba e folha de banana, água de coco e chás de ervas (capim limão, erva cidreira, canela, canela de véiu, etc...)

Espaços e capacidade

A Cerimônia é realizada no kijeme grande (oca) com capacidade para acomodar até 80 convidados sentados. A hospedagem dos noivos é no kijeme nupcial dormindo em rede e os convidados em kijemes com capacidade para até 6 pessoas, também dormindo em redes. Além de outros espaços a aldeia conta com banheiros azulejados (chuveiro, vaso e pia), kijeme para o manguti (comida), cozinha e um braseiro (churrasqueira).

Quantidade de pessoas

2 a 150 pessoas.


Roteiro

1º Dia – Recepção × Traslado para a Aldeia Reserva da Jaqueira

Encontro com a nossa equipe no local e horário previamente combinado e traslado até o Portal da Aldeia onde seremos recebidos pelos Pataxó para a imersão no seu mundo cultural e convidados para fazer uma caminhada por uma trilha na mata até o centro da aldeia.

Após acomodação das bagagens, momento de interação com a comunidade e familiarização com o local, teremos a purificação com a amescla (conhecida na Amazônia como breu branco) e a pintura facial (opcional). Durante a manhã, bate papo com Luisa Pataxó abordando os costumes da aldeia, todos os detalhes planejados para a organização da festa, entrega das roupas e adereços e reunião com a liderança informando como será o momento da Cerimônia. Em seguida, roda de conversa, caminhada leve e interpretativa na mata, demonstração de diferentes tipos de armadilhas, visita ao kijeme do artesanato, visita ao kijeme do Pajé, onde faremos um pequeno lanche e seguiremos para o Awê, ritual de confraternização e agradecimento. Parada para o almoço de boas-vindas e descanso.

À tarde, caminhada contemplativa opcional até a falésia colorida de onde são retiradas as argilas usadas na pintura corporal dos noivos. No retorno, oficina de artesanato, ajuda nos afazeres da aldeia e relaxante banho de rio.

O jantar será servido logo após o escurecer e para encerrar o dia, momento de escuta das lendas e histórias na beira da fogueira e a tão aguardada dormida em rede no kijeme (oca Pataxó).

2º Dia – Aldeia Reserva da Jaqueira × Kãdemãvey

Após o café da manhã prática de arremesso de arco e flecha, visita a escola e ao museu da aldeia ou tempo livre para os noivos e sessão de fotos. Parada para almoço.

Em seguida, início da preparação dos noivos, corrida do noivo com o tronco acompanhado dos jovens guerreiros da aldeia, Cerimônia da União e os festejos.

Despedidas e traslados para o hotel escolhido previamente.

3º Dia – City Tour com pôr do sol

Manhã livre.

À tarde, no horário e local previamente combinado, iniciaremos o City Tour visitando os pontos históricos autênticos e apreciando belas paisagens. No final da tarde finalizaremos com um brinde ao porto do sol, maravilhoso presente da natureza. Retorno para o hotel.

4º Dia ao 6º Dia – Passeios à escolha

Trancoso, By Night em Arraial d'Ajuda, Parque Marinho do Recife de Fora, etc…

7º Dia – Traslado para o aeroporto

Duração: 1 a 7 dias (A permanência na Aldeia pode variar de 8 horas a 48 horas)

Importante Saber
  • Esse roteiro é uma sugestão, podendo ser alterado conforme o desejo dos noivos.
  • A corrida com o tronco é opcional e fica também a critério do noivo.
  • O banho de rio é opcional. A aldeia conta com banheiros completos, único traço que foge dos padrões tradicionais.
  • Todas as atividades na aldeia citadas na programação estão à disposição, porém nada é obrigatório, o visitante fica livre para participar ou não.
  • Para que a imersão seja completa, a nossa equipe permanece na Aldeia até uma parte da tarde do primeiro dia e voltamos para Porto Seguro, mas continuamos no plantão dando assistência via telefone ou WhatsApp. No dia seguinte retornamos às 9 h e ficamos até o encerramento.
O que levar
  • Lençol e toalha de banho;
  • Tênis, meia e chinelo;
  • Calça comprida para caminhada e roupas leves e confortáveis;
  • Roupa de banho;
  • Agasalho (às vezes a temperatura cai um pouco à noite);
  • Mochila;
  • Produtos de higiene e de uso pessoal.
O que não esquecer
  • Repelente de insetos e protetor solar;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia a picada de insetos e outros;
  • Lanterna e pilhas extras;
  • Máquina fotográfica;
  • Biscoitos, barrinhas de cereal etc…
  • Muito AMOR e energia positiva.

Dê preferência para produtos biodegradáveis.

Pacotes

A Pataxó Turismo disponibiliza algumas opções de pacotes que variam de acordo com o período, duração, quantidade de diárias, categoria e localização da hospedagem, passeios escolhidos, adereços etc…

Valor dos Pacotes

O valor varia de acordo com o pacote escolhido. Peça já o seu orçamento!
O Pacote inclui:
  • Traslados de chegada e saída;
  • Cerimônia do casamento ou renovação de votos;
  • Todos os itens que ficarem definidos e constantes no Contrato.
O Pacote NÃO inclui:
  • Passagens aéreas ou rodoviárias;
  • Bebidas e refeições não mencionadas, gastos pessoais e itens não mencionados em “o Pacote inclui”.

Formas de pagamento

Depósito ou transferência bancária*:

30% do valor do pacote como sinal de reserva em data à combinar. As demais parcelas, datas e a forma do pagamento serão também à combinar e constantes no Contrato;

Cartão de crédito:

30% do valor do passeio ou pacote, em depósito ou transferência bancária, em data à combinar + 2 parcelas sem juros até 24 h antes da saída do passeio, diretamente na agência, na retirada do voucher, ou no dia, antes da saída do passeio, em espécie;

Cheque:

Não aceitamos cheques.

  • Os comprovantes dos depósitos ou transferências bancárias devem ser identificados com o nome do cliente, sobretudo, se o depósito for efetuado por outra pessoa e enviados para contato@pataxoturismo.com.br ou +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).
  • O envio dos comprovantes dos depósitos é imprescindível e de responsabilidade do Cliente.
  • Os valores dos pacotes são válidos para duas pessoas no caso dos noivos e por pessoa no caso dos convidados e estão sujeitos à reajuste sem prévio aviso até o pagamento do sinal de reserva;
  • Os valores dos pacotes são válidos para os traslados saindo do aeroporto ou rodoviária e estabelecimentos de hospedagem localizados no centro de Porto Seguro, na orla norte até Taperapuan e na travessia da balsa do Arraial d'Ajuda (margem de Porto Seguro). Para outras localidades, consulte a nossa equipe, pois, conforme a localização/distância o valor poderá sofrer alteração;
  • A ordem das atividades pode não ser exatamente como está descrita na programação. O tempo na Aldeia é naturalmente mais livre e a dinâmica diária é decidida pelas lideranças e nem sempre segue uma rotina. Os visitantes serão sempre informados pela nossa equipe ou pela própria liderança;
  • A programação e a duração das atividades podem ser alteradas ou abreviadas, sem prévio aviso, quando a Pataxó Turismo ou a liderança da Aldeia, julgar que circunstâncias inevitáveis, caso fortuito ou força maior, alheios a sua vontade, possam prejudicar a segurança e o bem estar dos Clientes ou o bom andamento das atividades;
  • Os serviços prestados serão única e exclusivamente aqueles especificados na programação ou roteiro, não cabendo interpretação extensiva.

Após a Pataxó Turismo confirmar por escrito, a disponibilidade do pacote e serviços solicitados, siga o procedimento abaixo para a confirmação da reserva:

  • Depósito do valor do sinal de reserva e demais parcelas nas datas e na forma de pagamento constantes no Contrato.
  • Envio dos comprovantes dos depósitos ou transferências bancárias identificados com o nome do cliente, conforme informado no Termo de Adesão, sobretudo se o depósito for efetuado por outra pessoa e enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).
Por iniciativa da Pataxó Turismo

A devolução ocorrerá exclusivamente quando o cancelamento ocorrer antes do início da realização dos serviços. Nesse caso, de acordo com as determinações legais e as disposições da Deliberação Normativa Nº 161/85 da Embratur, a empresa colocará à escolha do Cliente as seguintes opções:

Transferir a data para outro período ou fazer o reembolso do valor efetivamente pago, mediante a devolução do voucher do passeio cancelado e de acordo com a forma que o pagamento foi efetuado.

  1. Espécie, Depósito ou Transferência Bancária: Devolução Integral do valor pago.
  2. Cartão: Obedecendo às normas e prazos de estorno da operadora do cartão ou devolução em espécie descontado 5% do valor pago referente as taxas operacionais.

A Pataxó Turismo e as lideranças das aldeias visitadas não se responsabilizam por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do cancelamento ou alteração da programação ou roteiro, por sua própria iniciativa ou do colaborador, quando a impossibilidade da realização do serviço tenha sido por morte de membro da aldeia, caso fortuito ou motivos alheios à sua vontade, ficando isentas de reclamações posteriores, seja em que tempo for.

Por iniciativa do Cliente

A devolução do valor efetivamente pago será mediante a retenção de taxas e multas, em favor da empresa, de acordo com as determinações legais e as disposições da Deliberação Normativa Nº 161/85 da Embratur. O valor da devolução obedecerá o prazo de antecedência do pedido de cancelamento.

O pedido de cancelamento deve ser formalizado, por escrito e enviado para contato@pataxoturismo.com.br ou para +55 (73) 3288-1256+55 (73) 3288-1256 (WhatsApp).

10% (dez por cento)Acima de 30 dias.
20% (vinte por cento)Entre 30 (trinta) e 21 (vinte e um) dias.
50% (cinquenta por cento)Entre 20 (vinte) e 10 (dez) dias.
80% (oitenta por cento)Entre 09 (nove) e 05 (cinco) dias.
100% (cem por cento)04 (quatro) dias ou menos do início da prestação do serviço ou o não comparecimento no local e horário combinado.

A Pataxó Turismo e as lideranças da aldeia visitada não se responsabilizam por inconvenientes, danos materiais ou morais, decorrentes do pedido de cancelamento, por iniciativa do Cliente, ficando isentas de reclamações posteriores, seja em que tempo for.


Passeios que você também pode se interessar

Volta às Origens

Dia de Índio

Dia de Índio com Pernoite

Aragwaksã (Ritual da Vitória)

 

Garanta sua vaga e participe desta experiência!

Conteúdo protegido por Direitos Autorais.
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!